quinta-feira, 7 de junho de 2012

Historia de Final Fantasy XIII

Historia de Final Fantasy XIII
http://gamerlifestyle.com.br/wp-content/uploads/2010/05/wp_finalfantasy13_1920x1080.jpg

Cerca de 1.300 anos atrás a humanidade do planeta Pulse vivia em meio ao terror e à escuridão, governados por seres mecânicos chamados de fal’Cie que foram criados à partir de cristais por um ser denominado Marcador e imbuídos de poder divino.

Um grupo destes fal’Cie, desejando dar à população um ambiente de paz e prosperidade, criou um mundo artificial suspenso no céu de Pulse - uma espécie de colônia espacial - denominada Cocoon. Milhares de habitantes foram transferidos para o paraíso tecnológico, sob o comando do fal’Cie Orphan (Órfão).

Os fal’Cie de Pulse e de Cocoon entraram em disputa pelo controle da colonia, no que foi chamado Guerra das Transgressões, vencida por Coocon. Os fal’Cie de Pulse permaneceram adormecidos nos próximos 13 séculos e Coocon floresceu sob o governo de seus benevolentes fal’Cies.

Nos dias atuais a maioria dos habitantes de Coocon nem mesmo conhece Pulse, apesar de perdurar o temor de uma nova invasão vinda do planeta amaldiçoado. Todos os que entram em contato com Pulse são exilados para lá por determinação do governo local, o Sanctum, através da força policial PSICOM.

Os fal'Cies de Pulse são despertados por um fal’Cie traidor, o que provoca aumento significativo no expurgo dos habitantes de Coocon para Pulse e o governo outrora benevolente do Sanctum se transforma em ditadura na tentativa de restabelecer a segurança da colônia.

Um grupo de habitantes denominado NORA (acrônimo para "sem regras, sem leis, sem governo") reúne-se para liderar a resistência ao expurgo e combater o Sanctum, enfrentando os Psicoms.

Algumas pessoas são escolhidos pelos fal’Cie para desempenharem uma tarefa e podem ser reconhecidos pela marca característica que estará em alguma parte de seu corpo. Eles são denominados l’Cie e não sabem qual a missão que devem cumprir, embora exista um prazo para que seja concluída.

Os l’Cies ganham o poder de invocar os poderosos seres divinos conhecidos como summons, entretanto, ser marcado é considerado uma maldição, porque aquele que não cumprir a tarefa dentro do prazo ou morrer sem que seja concluída, será transformado em um monstro chamado de Corpse Cie.

Concluir a tarefa não resulta em melhor destino: os l’Cies são transformados em cristais.

Além do destino cruel os l’Cies são considerados como inimigos e traidores de Cocoon, pois a maior parte deles foi marcada pelos ambiciosos fal’Cie de Pulse e as missões têm por objetivo ajudá-los na derrota dos l’Cies de Coocon. Todos os personagens jogáveis de Final Fantasy XIII são l’Cie.


http://s3.amazonaws.com/kidzworld_photo/images/2010326/72783875-aa89-4b1e-abe3-d2c031ecafa2/gallery_final_fantasy_xiii-gallery.jpg
Mas... Esta a verdade historia de Final fantasy XIII que se descobre durante o jogo
                                                                               (contem Spoler)


Tudo começa com um ser chamado The Maker, que criou tudo: Pulse, os humanos e os fal’Cie, assim como Deus criou a Terra e a nós. Depois de tudo criado, partiu com destino ignorado e nunca mais retornou.

Os fal’Cie, seres elementais criados à partir e em torno de um cristal que reside dentro deles, são instrumentos que The Maker deixou aos humanos para ajudar na concretização da existência. Eles são ao mesmo tempo superiores e inferiores aos humanos.

Como possuem poderes mágicos, são vistos praticamente como Deuses pelos humanos, mas na realidade têm vida bastante limitada, sem a existência própria e independente dos humanos, existindo apenas para cumprir um foco predeterminado que normalmente serve aos interesses dos humanos e não aos deles. Orphan, por exemplo, é um fal’Cie cujo foco é ser a energia vital de Coocon, como nosso sol.

Eles não podiam desviar-se de seus focos, mas encontraram uma forma meio parasita de agir através dos humanos, marcando magicamente alguns deles como l’Cie e designando-lhes tarefas a serem cumpridas.

Um humano marcado como l’Cie não tinha opção exceto cumprir seu foco, transformando-se depois em cristal. Se não cumprisse, se fracassasse, seria transformado em um monstro Cieth e se morresse antes de cumprir, em uma l’Cie Stone.

Alguns fal'Cies começaram a acalentar o desejo de reencontrar com o criador, talvez para questionar esta forma existencial limitada ou talvez com o intuito de a modificar. Nesta fantasia, acreditavam que a única forma de fazê-lo retornar seria destruição do mundo e das pessoas que ele tinha criado. Achavam que ele voltaria para refazer o trabalho, se destruíssem os humanos.

Com esta idéia em mente, arquitetaram o plano de criar Coocon, um mundo pequeno para onde levariam os humanos e que depois seria destruído com a grande maioria da população.

Uma vez criado Coocon e com os humanos transferidos para lá os fal’Cie simularam uma disputa de poder entre si, entre os fal’Cies de Pulse e os de Coocon, para promoverem esta destruição com a ajuda de humanos e l'Cies.

Escolheram duas humanas para encarnarem o Ragnarok, a destruição, que se daria através do rompimento da camada protetora de Coocon, essencial para o pequeno mundo.

Estas duas humanas eram Vanille e Fang, originarias da cidade de Oerba, em Pulse.

Ocorre que Vanille recusou-se a encarnar Ragnarok e Fang sozinha não teve força suficiente para quebrar toda a proteção de Coocon, provocando uma rachadura. Os humanos conseguem detê-la e também capturam a fal’Cie Ânima, levando-a para Coocon.

Esta fal’Cie era uma espécie de protetora da vida em Pulse e sem ela, o equilíbrio entre a vida animal e humana desaparece e as feras predominam tornando a vida inviável. Todos os humanos remanescentes são transferidos para Coocon e cria-se uma espécie de paranóia dos humanos de Coocon com relação à tudo que venha de Pulse.

Falhando em seu objetivo de destruição total, os fal’Cies transformam Vanille e Fang em cristais e as mantém adormecidas, enquanto aguardam uma nova oportunidade.

500 anos se passam e os fal’Cies decidem tentar novamente. Vanille e Fang despertam. Estranhamente Fang perde a memória, enquanto que Vanille recorda-se de tudo. O foco delas, que é a destruição de Coocon é reativado e 4 humanos são marcados para destruir Orphan: Lightning, Snow, Hope e Sahz.

Sendo Orphan a fonte de energia que mantém Coocon suspenso no céu, se for morto, Coocon despenca, sendo destruído, de forma que o foco de todos acaba sendo o mesmo. Os fal’Cies instalam um clima de terror trazendo de volta a disputa fictícia entre fal’Cies de Pulse x fal’Cies de Coocon, que na realidade não existe.

Todos os humanos marcados por fal’cies de Pulse são expurgados para aquele planeta e o clima em Coocon é de guerra civil, com alguns humanos rebelando-se contra o governo do Sanctum, comandado por Barthandelus, que finge ser humano, mas na realidade é um fal’Cie com o objetivo de concretizar a destruição de Coocon.

Lightning, Snow, Sahz e Hope decidem que não cumprirão seu foco e ao contrário, salvarão Coocon. Vanille sabe desde o início que seu foco é a destruição de Coocon e não contou a Fang (e nem aos outros) sobre o passado de ambas, para que não tivessem que transformar-se no animal Ragnarok, mas Fang recorda-se aos poucos e a confronta. Vanille então conta a verdade e elas concordam em não se transformar novamente.

Acreditando que Orphan é um traidor de Coocon, os 6 personagens chegam a Orphan Cradle’s buscando sua morte. Tanto Barthandelus quanto Orphan sabiam que teriam que morrer para que a destruição acontecesse e conduziram os personagens a este objetivo. Com a recusa dos personagens de efetuar seu foco, Barthandelus decide matar todos e aguardar por novos l’Cies.

Entretanto, os personagens é que matam Barthandelus que, ao cair no poço, funde-se a Orphan, que também quer ser destruído, mas a equipe descobre através de Vanille que com sua morte, Coocon perderia sua sustentação e recusam-se a matá-lo, sendo transformados em Cieths, como todos os l’Cies quando falham em suas missões. Exceto Fang e Vanille, porque a missão delas é diferente, sendo a destruição de Coocon e não de Orphan, especificamente.

Neste momento o The Maker intervém, retornando os personagens aos seus formatos humanos e dando-lhes um novo foco que é a restauração da vida em Coocon. Enquanto isto, Orphan tortura Fang para despertar a fera Ragnarok nela. Vanille a incita a não assumir a fera, mas Fang cede, apesar de transformar-se fracamente.

A equipe decide matar Orphan para interromper a tortura de Fang, sinalizando a destruição de Coocon e evitando o mal maior que é o Ragnarok.

Com a morte de Orphan, entretanto, acaba-se a fonte de sustentação de Coocon e vendo-o na eminência de despencar, Fang e Vanille transformam-se em Ragnarok para salvá-lo. A partir de um vulcão adormecido em Pulse criam uma coluna de lava que chega até Pulse e, resfriada e endurecida como cristal, torna-se a nova forma de sustentação de Coocon.

Elas sacrificam-se com este ato, ficando presas na base da coluna e transformadas em cristais para sempre, mas Coocon está seguro com o que fizeram.

A vida retorna ao normal, com todos os sinais l'Cie desaparecendo e as pessoas transformadas em Cristais retornando, como Serah e o filhinho de Sahz. Apesar de toda a felicidade aparente, este é talvez o momento mais triste do jogo, quando todos, exceto as duas retornam.

20 comentários:

  1. nossa a historia do jogo ficou meio vaga para mim quando eu estava jogando, mas apos ler umas 2 vezes o texto eu posso dizer que finalmente entendi o final fantasy XIII, muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto um resumo, mas não tão bom quanto este.
    Tinha ficado com algumas dúvidas, mas com o seu entendi tudo perfeitamente.
    Sei que a história do FFXIII pode não ser a melhor de todas, mas por algum motivo gosto muito dela. Enfim, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Cara, valeu mesmo, tu conseguiu me sanar uma dúvida que tava me matando: O motivo da turma matar Orphan sendo que esse era o desejo dos Fal'cie. Enfim, como tu mesmo disse, era para proteger Fang. Obrigado mesmo, me ajudou a sanar essa dúvida tenebrosa.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, um dos melhores resumos que já vi

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, um dos melhores resumos que já vi

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho em resumir a história do jogo.

    ResponderExcluir
  7. Gente alguem me diz qual era o foco da serah e qual motivo levou a ela a cê tornar cristal se ela completo ou não o seu foco e alguém me diz pq no ff xiii 2 a serah tem visões do futuro como a yuel e pq ela morre nesse jogo

    ResponderExcluir
  8. Qual era o foco da serah nesse jogo do ff xiii e pq no ff xiii 2 ela tem visões do futuro e pq ela morre

    ResponderExcluir
  9. Qual era o foco da serah nesse jogo do ff xiii e pq no ff xiii 2 ela tem visões do futuro e pq ela morre

    ResponderExcluir
  10. Gente alguem me diz qual era o foco da serah e qual motivo levou a ela a cê tornar cristal se ela completo ou não o seu foco e alguém me diz pq no ff xiii 2 a serah tem visões do futuro como a yuel e pq ela morre nesse jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco da Serah era reunir mais humanos nonPulse Vestige para se tornarem I'cie para aí então terem o foco de destruir Orphan, Barthendelus tinha explicado o foco da Serah no próprio jogo.

      Excluir
    2. O foco da Serah era reunir mais humanos nonPulse Vestige para se tornarem I'cie para aí então terem o foco de destruir Orphan, Barthendelus tinha explicado o foco da Serah no próprio jogo.

      Excluir
  11. Só uma coisa para se corrigir, quem criou Cocoon não foram os Fal'Cie, quem criou foi a deuza Lindzei

    ResponderExcluir
  12. Só uma coisa para se corrigir, quem criou Cocoon não foram os Fal'Cie, quem criou foi a deuza Lindzei

    ResponderExcluir
  13. Vlw mesmo irmão. Mto bom resumo é parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Vlw mesmo irmão. Mto bom resumo é parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, ainda hoje é dificil achar um texto tão resumido mas que deixa tudo claro pra qualquer um.

    ResponderExcluir